Eclipse Lunar 2013 – Quando ocorre o próximo?

Eclipse Lunar 2013 – Quando ocorre o próximo?

Saiba aqui quando ocorre o próximo Eclipse Lunar em 2013.

Um Eclipse Lunar é um fenômeno celestial que ocorre sempre quando a fase da Lua Cheia coincide com a passagem dela pelo seu nodo orbital. Em 2013 acontecerá dois Eclipses Lunares. Confira em nosso site maiores informações sobre o Eclipse Lunar e saiba quando ocorre o próximo.

Eclipse Lunar

Eclipse Lunar é um fenômeno celestial que acontece quando a Lua adentra, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projetado pelo planeta Terra. Geralmente, este fenômeno é visível e pode ser visto a olho nú.

Acontece sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois, como se fosse um Eclipse Solar, porém, como a Terra encobre a Lua, é um Eclipse Lunar.

Portanto, o Eclipse Lunar somente ocorre quando coincide a fase de Lua Cheia com a passagem dela pelo plano da órbita da Terra. Trata-se de um ponto onde a órbita a Lua se encontra com o plano da órbita da Terra, chamado nodo orbital.

Quando ocorre o próximo Eclipse Lunar?

Em 2013, acontecerão dois Eclipses Lunares.

O próximo será no dia 25 de abril de 2013 e constituirá um eclipse parcial. O Eclipse Lunar será visível na Áfria, na Ásia e na Austrália. Será o eclipse de número 65 da série Saros 112 e terá magnitude penumbral de 0,98 e umbral de 0,01.

Um mês depois, acontecerá um eclipse penumbral, no dia 25 de maio. Será o primeiro eclipse da série Saros 150 e aconterá sobre as Américas, a Áfria e uma parte da Europa. Este eclipse terá magnitude penumbral 0,0, portanto praticamente imperceptível visualmente.

O terceiro e último eclipse do ano acontecerá no dia 18 de outubro e será um eclipse penumbral. Será visível ao leste das Américas, na África, na Europa e na maior parte da Ásia. Será o eclipse de número 52 da série Saros 117, com magnitude penumbral de 0,76.

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *