Doenças comuns no inverno

Doenças comuns no inverno

Conheças as doenças comuns no inverno.

O inverno traz baixas temperaturas e tempo seco, condições perfeitas para diversas doenças.

As mais comuns são aquelas que atacam o sistema respiratório, causadas por vírus e bactérias. Tais doenças se propagam facilmente em locais fechados, pouco ventilados e cheios de gente.

A seguir enumeramos algumas doenças bastante recorrentes neste período do ano, bem como informações adicionais para cura e prevenção.

 Leia também:

Quais são as doenças comuns no inverno?

Resfriado. (Foto: Divulgação).
  • Resfriados: os resfriados são caracterizados por espirros, congestão nasal e coriza. Não há um remédio específico, o tratamento consiste em utilizar descongestionantes nasais, que combatem os sintomas até que o sistema imunológico elimine o vírus. Para evitar a doença, mantenha bons hábitos de higiene e alimentação saudável, que fortalece o sistema imunológico.

  • Rinite: a rinite é caracterizada por coceira e irritação no nariz, coriza, espirros e congestão nasal. No caso de rinite alérgica, medicamentos antialérgicos ajudam. No caso de rinite bacteriana ou viral, o ideal é tratar com medicamentos específicos para evitar que o quadro evolua para outros tipos de inflamação, como sinusite ou otite. Para evitar o problema, mantenha os ambientes sempre limpos e arejados, e evite locais pouco ventilados, onde há poeira e mofo.

  • Pneumonia: os primeiros sintomas são febre, mal-estar e tosse, o que pode confundir a pneumonia com gripe comum. Pode haver também respiração curta e ofegante e dores no tórax. O tratamento é realizado com o uso de antibióticos orais ou intravenosos. Para prevenir, a única maneira é a vacinação.

  • Meningite: os sintomas gerais são febre, dor de cabeça, fotofobia, vômito, pescoço rígido e manchas roxas no corpo. Já nas crianças, os sintomas mais comuns são febre, hipotermia (queda de temperatura) e recusa alimentar. A doença é grave, e o diagnóstico preciso é obtido através do exame de um líquido extraído da lombar. A meningite pode ser viral ou bacteriana. Caso for viral, o tratamento consiste em cuidar dos sintomas. Já no caso de meningite bacteriana, é necessário internar o paciente e ministrar antibiótico na veia. Para prevenir, evite aglomerações e locais fechados durante as estações frias, e opte pela vacinação.

  • Asma: a doença tem como sintomas tosse, chiado, sensação de pressão no peito e falta de ar. A doença é controlada utilizando medicamentos antiinflamatórios e broncodilatadores. Para evitar crises, evite locais pouco ventilados e objetos empoeirados.

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *