Dinâmica para o Primeiro Dia de Aula: Dicas para Educação Infantil

Dinâmica para o Primeiro Dia de Aula: Dicas para Educação Infantil

É com uma bela dinâmica para o primeiro dia de aula que os educadores conseguem “quebrar o gelo” junto às crianças, e dar início ao processo de socialização. E claro, essa prática tem a intenção de preparar as mentes da criançada para um novo ambiente ou grupo de pessoas.

Sendo assim, se você é um educador ou está interessado em conhecer alguma dinâmica para o primeiro dia de aula do seu filho, não deixe de conferir as belas dicas que separamos para você. Afinal, esse é um importante passo na vida de um ser humano e, certamente, merece muita atenção.

Dinâmica para o primeiro dia de aula: apresentação

Como já dissemos, a utilização de qualquer dinâmica para o primeiro dia de aula guarda relação direta com a intenção de promover a socialização da criançada e apresentar um mundo completamente novo. Desse modo, fica bem claro que a primeira dinâmica a ser utilizada deve ser aquela que tem a intenção de promover as devidas apresentações.

Nesse sentido, existem algumas dinâmicas para educação infantil muito utilizadas para fazer com que todos se conheçam. Veja alguns exemplos:

  • Apresentações diretas: Forma-se uma roda (para garantir que todos estão sendo vistos). O educador se apresenta dizendo: “Eu sou (dizer o nome)”. Depois, ele olhará para a pessoa ao lado e perguntará: “E você, quem é?”. A pessoa seguinte deverá fazer o mesmo até que todos tenham se apresentado;
  • Círculo com bola: Nesse exemplo, todos devem formar um círculo. A primeira pessoa com a bola deverá passá-la. O receptor deverá falar seu nome e contar algo pessoal, depois passar a bola novamente.
dinâmica para o primeiro dia de aula
Dinâmica para o primeiro dia de aula é essencial para os alunos (Foto: DocPlayer.ru)

Dicas de brincadeiras de socialização

Agora que já conhecemos a dinâmica para o primeiro dia de aula que ajudará todos a se conhecerem, podemos abordar algumas brincadeiras que têm o intuito de favorecer a socialização.

Aliás, de certa forma, as dinâmicas da seção anterior também podem ser utilizadas para esse fim, especialmente, a dinâmica da bola.

De qualquer modo, quando o assunto é socializar, existem diversas brincadeiras e atividades que atendem a essa finalidade de uma forma muito eficiente. Confira alguns exemplos:

  • Explorando a escola: O educador deverá dividir a turma em grupos. Com desenhos ou textos, ele deverá ilustrar ou descrever algum local da escola e sortear entre os grupos, desafiando-os a encontrar o local. Quando os alunos encontrarem o local, o educador poderá pedir para eles desenharem os detalhes e conhecerem os funcionários. Depois, todos poderão montar um grande mapa de toda a escola;
  • Corrida com três pernas: Essa tradicional brincadeira é capaz de incitar a competitividade e o companheirismo. Para tanto, bastará separar os alunos em duplas e amarrar uma perna de um a uma perna de outro. Depois, é só definir um trajeto e começar a brincadeira;
  • Trabalho em equipe: Nessa brincadeira, o educador irá dividir os alunos em duplas, colocando-os de costas um para o outro. Depois, o educador irá pedir que eles se abaixem sem colocar as mãos no chão. Essa brincadeira é muito importante para incitar a confiança entre os colegas.
brincadeiras de socialização
(Foto: Pin the required cliparts)

Sugestões de dinâmicas de grupo

Por fim, temos ainda as dinâmicas de grupo, que surgem como interessantes métodos para realizar os mais diversos ensinamentos. Nesse caso, alguns exemplos interessantes são:

  • O feitiço virou contra o feiticeiro: É formada uma roda, e cada pessoa, sem deixar o colega ao lado ver, deverá escrever em um papel alguma tarefa ou prenda para que a pessoa ao lado faça. No entanto, quando a dinâmica começa, os papeis são devolvidos e a pessoa deve fazer aquilo que desejou para o colega;
  • Dinâmica do balão: Entrega-se um balão e um palito de dentes para cada participante e se diz: “Ganha uma caixa de bombons aquele que conseguir ficar com o balão sem estourar”. Normalmente, os participantes correrão para estourar os balões dos outros e, geralmente, não sobra nenhum. Depois, o educador informa que em nenhum momento pediu para que os balões fossem estourados. A intenção é ensinar a pensar antes de agir.

Portanto, neste post fizemos o possível para estabelecer um bom roteiro para uma dinâmica para o primeiro dia de aula.

Esperamos que você consiga fazer uso das dicas apresentadas para promover muita interação. Boa sorte!

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.