Dieta com pouco sal – Dicas

Dieta com pouco sal – Dicas

Uma dieta com pouco sal é regra obrigatória para hipertensos, e deve ser seguida também por aqueles que desejam controlar a pressão arterial.

O sal que consumimos está distribuído da seguinte forma nos alimentos: 75% vem dos alimentos industrializados, 15% vem do que acrescentamos à comida, e os 10% restantes são naturalmente encontrados nos alimentos. Considerando que a quantidade de sal naturalmente existente nos alimentos já seria suficiente para suprir a demanda diária de que nosso corpo precisa, é bem provável que muitas pessoas estejam precisando rever seus hábitos alimentares.

Como muitos não dispensam uma refeição bastante saborosa, aqui vão algumas dicas para comer com prazer e com mais saúde, diminuindo a quantidade de sal adicionada aos alimentos:

Dicas para diminuir o sal nas refeições

Crédito: Divulgação.

Tente não adicionar sal extra aos alimentos. Acostume seu paladar ao sal naturalmente existente nos alimentos. 6 gramas diariamente é a quantidade indicada.

Temperos podem dar mais sabor aos alimentos de maneira saudável. Muitos temperos, inclusive diversos sais mais saudáveis, podem realçar o sabor e diminuir a necessidade de sal. Experimente novos sabores!

Alimentos industrializados podem ser muito práticos para o dia-a-dia corrido das famílias. No entanto, alimentos preparados são muito mais saudáveis. Tente reeducar sua alimentação! Uma carne temperada com especiarias e grelhada acompanhada de saladas ou legumes ao vapor trazem mais benefícios.

Para os lanchinhos muitas vezes apressados entre as refeições ou em substituição destas, os alimentos industrializados são geralmente os mais escolhidos. No entanto, esse hábito pode trazer muitos malefícios. Lembre-se que uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras só faz bem. Leve sempre uma fruta fresca, um saquinho de frutas secas, ou opte por algo bem natural para quando a fome apertar.

Substitua os laticínios em geral por opções desnatadas: menos sal e gordura são sempre bem vindos.

A indústria alimentícia também já está se preocupando com os hipertensos. Já existem no mercado alguns alimentos prontos com baixo teor de sal.

Confira outras dicas para sua saúde acessando Dicas.

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.