Dicas de segurança na internet para os pais

Dicas de segurança na internet para os pais

Confira dicas de segurança na internet para os pais. Fique esperto sobre como controlar a rede para seus filhos.

Em um mundo virtual onde a quantidade de informação é abundante, os pais precisam ter cuidado com certos tipos de conteúdos divulgados. Dada a facilidade de acesso a portais e sites distintos, prezar por uma boa vivência virtual das crianças se faz comportamento importante.

Pois para quem procura maneiras de melhor o controle sobre o material informativo da internet em relação a seus filhos, boas ideias estão disponíveis.

De acordo com o portal Safernet, os pais devem interagir com os filhos, para que possam entender o que estes fazem na rede, aprendendo junto. As melhores tecnologias de prevenção são a orientação e o diálogo.

É preciso que os pais se coloquem à disposição, oferecendo-se para ajudar quando os filhos se sentirem ameaçados ou receberem material impróprio por meio da rede.

É ainda necessário que os pais alertem os filhos para que informações pessoais não sejam divulgadas na internet e que estes não aceitem convites para encontros com amigos virtuais ou recebam arquivos de estranhos.

Programas que filtram as informações da rede podem ser um auxílio no controle dos filhos, mas o diálogo sobre as maneiras alusivas ao comportamento na internet é responsabilidade dos pais. Saiba mais em Safernet.

Como deixar a internet segura para os filhos

Conforme o portal Yahoo, na parte mais técnica da história, os pais podem programar filtros de conteúdos dos navegadores de internet, por exemplo.  Firefox e o Internet Explorer oferecem estas opções.

Outra ideia é definir filtro de busca relacionado aos portais de pesquisa. Espaços com o Google, Bing e Yahoo! possuem filtros incorporados. Há, por exemplo, até a possibilidade de proteger configurações por meio de senha.

Há também vários programas disponíveis para que o filtro de informações seja mais efetivo, podendo-se escolher tipos de usuários e níveis.

Entre outros os cuidados, os pais podem ainda conferir o histórico de navegação do navegador.

Quando as crianças são menores, os pais devem ter maior atenção no comportamento de sua prole na rede. O ideal é não permitir que estas façam pesquisas sozinhas.

Saiba mais sobre como ter uma melhor segurança na rede em Yahoo! Segurança.

Boas dicas da rede

Embora seja preciso cuidado com alguns pontos da rede, a quantidade de boa informação é muito maior, facilitando a nossa vida em diversos aspectos.

A rede proporciona uma quantidade enorme de canais interessantes que podem deixar nossos caminhos muito mais práticos e agradáveis.

Quer saber de encontrar bons exemplos neste sentido?

Então não deixe de conferir também as ideias contidas no espaço “Dicas”.

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.