Como reformar um sofá velho passo a passo

Quer dar vida nova ao seu sofá?  Saiba que é possível renovar alguns mobiliários antigos, com um pouco de prática a escolhendo os materiais adequados.

 Como reformar um sofá 

Antes de iniciar a reforma é importante determinar quais as partes do sofá precisa ser restaurado, se é apenas o tecido ou se há parte da madeira que está danificada.

Retire a medida do sofá e calcule quando de tecido você irá precisar para a reforma.  A medida deve ser retirada de todos os ângulos, incluindo na parte de cima, de baixo e do assento.

Em seguida tire toda a capa do sofá, incluindo o tecido do fundo e dos braços. Para facilitar a retirada, comece removendo os grampos que ficam na parte inferior do estofado. Retire cuidadosamente para não danificar o enchimento.

Observe as molas do sofá para ter certeza de que não precisam ser apertadas ou trocadas. Observe também o enchimento, que pode ser desodorizado e revestido com Dácron, que é uma folha sintética de cobertura para estofados.

Se houver peças quebradas ou podres precisará ser trocadas. Em seguida escolha o tecido e compre um que seja fácil de manusear e costurar. Use pedaços de tecidos velhos para fazer o molde e cada vez que cortar uma peça, deixe um espaço para que sirva como borda para prender o mesmo.

Os tecidos devem ser presos com grampo e cola, para garantir que ficarão seguros e bem presos.

O resultado pode ser surpreendente!(Leia também sobre Decoração de salas com poltronas).

Categoria: Casa e Decoração


Comentários (1)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. leni santos disse:

    meu sofa eh de molas de ferro,como faço pra reformar esta parte ? o resto vc explicou direitinho,acho q da pra fazer.poderia me ajudar??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*