Como lembrar da matéria na hora da prova

Como lembrar da matéria na hora da prova

Saiba como lembrar da matéria na hora da prova.

Existe um dilema que acompanha os estudantes há muito tempo: como lembrar de toda a matéria na hora da prova.

Muitas vezes, mesmo tendo estudado todo o conteúdo, devido à pressão, ansiedade e tempo delimitado, o cérebro parece apagar da memória tudo o que foi aprendido. O resultado disso são notas ruins e reprovações.

Porém, especialistas dizem que existem algumas dicas e estratégias para evitar o esquecimento e obter melhor desempenho nos exames, confira:

Leia também: Trabalho escolar infantil sobre a dengue

Como lembrar da matéria na hora da prova – Dicas

O primeiro ponto importante é entender como funciona o efetivo aprendizado de novas matérias pelo cérebro. O primeiro passo acontece pelo contato com o novo, em seguida, deve vir a compreensão pela concentração. A terceira etapa consiste na prática, que deve ser realizada através da resolução de questões. Por fim, para fixar bem todas as anteriores etapas deve vir o novo contato, através da revisão.

Durante um dia, são inúmeras as novas informações que recebemos e aprendemos, e neste ponto está toda a diferença no aprendizado. Estas informações, em um primeiro momento, ficam armazenadas na memória volátil, e perdem-se muito facilmente com o passar do tempo e a chegada de novos conhecimentos. O que realmente será fixado pela memória e não esquecido é transferido durante o sono para uma parte nada volátil do cérebro, chamada Córtex.

Sendo assim, para aprender algo e não esquecer mais é necessário gravar no Córtex e ter uma noite de sono tranquila.

Mas, como fazer para armazenar algo importante no Córtex? Este é o ponto mais relevante. O Córtex apenas armazena informações marcantes, ou seja, que forem bem aprendidas. Para isso, dois fatores são fundamentais, e o primeiro é estudar com a cabeça tranquila e focada. Sugestões são a pratica de esportes, que ajudam a espairecer e relaxar, pois liberam serotonina.

Outro ponto indispensável é estudar e rever a matéria no mesmo dia em que ela foi dada. Faça exercícios, leia, e resolva novos exercícios, o que fará com que as informações adquiridas tornem-se marcantes, e durante a noite passem do sistema volátil para o Córtex.

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *