Como fazer porta jóias de jornal

Está precisando de um objeto para guardar suas bijuterias  não quer gastar? Aprenda a fazer um lindo porta joias com o reaproveitamento de jornal, além de ser uma opção sustentável para reaproveitar esse material, é interessante ter uma peça única em sua casa, feita por você mesmo. Esse objeto ainda pode ser usado para presentear uma amiga ou como fonte de renda para quem deseja ganhar um dinheiro extra.

Créditos:programaartebrasil.com.br

Passo a passo porta jóias de jornal

Você vai precisar selecionar alguns itens para iniciar o seu porta jóias. Lista de material:

  • Jornal
  • Tinta para tecido na cor marrom
  • Cola branca
  • Dobradiças para móveis de 1 ou 1 1/4 de polegada.
  • Verniz Spray
  • Pedaço de juta ou tecido
  • Tesoura
  • Chave de fenda
  • Pincel
  • Botão de madeira
  • Barbante

Créditos:programaartebrasil.com.br

Com um lápis comum faça um corte na parte superior. As folhas de jornais devem ser cotadas ao meio formando tiras. Em seguida encaixe o corte do lápis na ponta do jornal e comece a enrolar as tiras de papel. Dessa forma fica muito mais fácil e prático para obter tirar com uma mesma proporção e espessura.

Créditos:programaartebrasil.com.br

Com a ajuda da mão vá enrolando o jornal e ao finalizar use cola branca para unir as pontas. Depois de algumas tentativas fica mais fácil para padronizar a espessura dos mesmos. Faça vários bastões. Para essa caixa é preciso 123 canudos.

Créditos:programaartebrasil.com.br

Agora é hora de achatar com a ajuda do dedo em cima de uma superfície lisa todos os canudos e em seguida fazer rolinhos com cada um deles. Finalize com a cola branca.

Créditos:programaartebrasil.com.br

Faça duas placas com as rodinhas, colando por coluna em torno de 5 x 7. Uma placa  com 5×7 com 3 rodinhas colada no centro para servir como tampa. Duas peças por 2×7 para servir como laterais da caixa e duas de 2×4 para as laterais menores. Use bastante cola para deixar a peça bem firme.  Para ficar bem legal, cole uma rodinha em cada canto na parte superior depois de pronto a base. Em seguida use tinta marrom para pintar. Faça o revestimento interno com juta ou tecido.  Use verniz para finalizar.  Use a dobradiça para criar a tampa. O Barbante é usado  como se fosse uma argolinha  para fechar a caixa.

Esse modelo de porta joias foi ensinado no programa Arte Brasil pelo artesão Milton Mourão. O jornal é um material maleável que permite criar inúmeras peças, seja para decoração ou organização da sua casa. Para saber mais detalhes e ver um vídeo com o passo a passo entre agora mesmo no portal do Programa Arte Brasil.

Aproveite para conhecer ainda: Mosaico com casca de ovo passo a passo.

Categoria: Artesanato


Comments are closed.