Como escolher uma pós-graduação – Dicas

Como escolher uma pós-graduação – Dicas

Tenha um aprendizado sempre eficaz. Saiba como escolher uma pós-graduação – Dicas.

Para que possamos conseguir melhores chances no mundo profissional, é preciso que tracemos uma trajetória bem estruturada neste sentido. Por isso, é imperativo que busquemos as melhores maneiras de abalizar nossos estudos.

No que diz respeito ao período de pós-graduação, a história deve seguir também a linha de caminhos bem ponderados. Para quem está atrás de ideias interessantes a respeito de uma formação neste contexto, boas dicas estão disponíveis.

De acordo com o portal Comportamento GNT, diversas opções podem ser ajuizadas. Entre elas estão Extensão, Pós, MBA, Mestrado e Doutorado.

Os cursos de extensão, por exemplo, são voltados àquelas pessoas que estejam nos últimos anos de faculdade, ou que sejam recém-formadas.  Um caminho é o curso de analista, que possibilita a atualização de profissionais em áreas como Marketing e Vendas, RH ou Finanças.

A pós-graduação é indicada para aquelas pessoas que necessitam aperfeiçoamento ou atualização em algum fator técnico-profissional de sua rotina de trabalho. O público alvo é o profissional que esteja formado há um ou dois anos. O latu sensu proporciona uma visão geral de determinada área, não exigindo experiência profissional.

Como fazer a escolha da pós-graduação

O MBA, oura boa opção referida, é voltado àqueles que já estão no mercado e que possuam um objetivo técnico-profissional específico. Neste contexto, outro ponto interessante é o networking entre os participantes da capacitação. O curso tem uma duração média de um ano e oito meses.

Para quem almeja a carreira universitária, uma boa opção é optar por um mestrado. O curso é voltado para quem atua ou quer atuar como professor ou pesquisador. O curso strictu sensu possui duração perto de três anos, proporcionando o título de Mestre. Há ainda o mestrado profissional, que visa aprofundar conhecimentos específicos em um campo de atuação, visando o mercado de trabalho. O diploma deste também proporciona o direto de atuação em uma carreira acadêmica.

Escolha a melhor formação

Já para quem visa à pesquisa acadêmica, a proposta é procurar por um doutorado. Esta formação tem duração média de quatro ou cinco anos.

O doutorado é um curso strictu sensu, no qual o aluno, em seu trabalho de conclusão, necessita defender uma tese, provando suas ideias.

Quer sabe outras ideias interessantes para aprimorar ainda mais seus conhecimentos e conseguir as melhores chances do mercado?

Então não deixe de conferir também as ideias contidas no espaço “Educação”.

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.