Como controlar o peso na gravidez: dicas

Como controlar o peso na gravidez: dicas

Não há como negar, uma das principais preocupações feminina durante a gravidez está sim relacionado ao peso durante esse período.  É claro que isso não deve ser o assunto mais importante em uma gravidez, porém as grávidas que desejam evitar o excesso e oferecer os melhores nutrientes ao seu bebê, devem sim ter certa importância com o assunto. O médico ou um bom nutricionista pode ajudar com a formação e organização de um cardápio saudável. Montamos uma lista de sugestão, porém ela não substitui a orientação de um profissional.

Créditos:socialmoms.com

Peso na gravidez

Engordar faz parte da gravidez, porém o excesso de peso não é saudável. O corpo passa a sofrer diversas modificações e deve proporcionar as melhores condições e nutrientes para que seu bebê cresça saudável. O bebê geralmente pesa em média 3,3 kg. Já a placenta deve pesar em torno de 700 g, a camada muscular do útero em torno de 900g. É levado em consideração também o volume de sangue que aumenta, em torno de 1,2 kg, os líquido que fica acumulado no organismo (2 kg) e a gordura corporal em torno de 4 kg. O total é um aumento de peso em torno de 12,5 no final da gravidez.  Isso é uma média e pode variar de acordo com o metabolismo, genética e principalmente com os cuidados na alimentação.

Como calcular o  peso na gravidez

Para saber quanto você deve pesar, realize a conta levando em consideração o IMC (índice de massa corporal) antes de engravidar. Para realizar esse cálculo é preciso multiplicar a altura em metros por ela mesmo, em seguida dividir pelo seu peso em quilos.

O resultado deve ser comparado com a tabela de IMC que diz: IMC de menos de 18,5 – Abaixo do peso, IMC de 18,5 a 25 – Ideal, IMC de 25 a 30 – Acima do peso (sobrepeso), IMC de 30 a 40 – Obesidade e IMC acima de 40 – Obesidade severa.

 De acordo com o resultado obtido no IMC é possível saber quanto aproximadamente à mulher deve engordar geralmente as mulheres com IMC inicial de menos de 18,5 deve ter um ganho de 13 kg a 18 kg, com IMC 18,5 a 25 o ganho de peso ideal é de 11 kg a 16 kg. Já para o IMC de 25 a 30 o ganho de peso deve ser de 7 kg a 11 kg e para as mulheres com IMC acima de 30, é mais recomendado o ganho de 5 kg a 9 kg.

Não é aconselhável fazer regime nessa etapa, porém é preciso tomar alguns cuidados que incluem uma alimentação saudável a base de vegetais, frutas, fibras, proteínas e carboidratos que devem ser na medida certa. Comer de três em três horas é outro fator importante durante a gravidez. Reduza o consumo de alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos, doces e sorvetes.  (Gostou da dica? Leia também sobre a Depilação com cera na gravidez – Tire dúvidas).

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *