Bordado ponto cheio passo a passo

O ponto cheio é uma técnica usada para bordar, que pode ser usada em toalhas, guardanapos, toalha de mesa, jogo de cama, camiseta, enfim em uma infinidade de peças. Essa técnica é  antiga e demorada para fazer. Foi criado máquina de costura, que atualmente fazem esse tipo de desenho, mas não é possível ter o mesmo resultado do que a técnica manual. Veja aqui como criar esse ponto cheio, de forma simples.

Passo a passo para fazer o bordado ponto cheio

Créditos:arteartesanatoemimos.blogspot.com.br

Faça duas linhas arredondadas próximas a borda do tecido, em seguida alinhave alguns pontos entre as duas linhas do risco. Existem várias técnicas, o ideal é que o artesão encontre a que seja mais fácil para aplicar. A prática é o único meio de descobrir a melhor forma de executar o trabalho.

Créditos:arteartesanatoemimos.blogspot.com.br

Toda a área que fica localizada entre os riscos deve ser coberta com ponto caseado, sempre acompanhando o risco do desenho escolhido. Ao arrematar recorte o tecido junto as laçadas, sem cortar a linha.

Créditos:arteartesanatoemimos.blogspot.com.br

Vá bordando de forma que todos os pontos feitos fiquem juntos e unidos, formando  o desenho. Use uma agulha de qualidade e procure utilizar um único tipo até o final do bordado, para não ficar com espessura diferente.

Créditos:arteartesanatoemimos.blogspot.com.br

Há quem prefira fazer primeiro fazer o enchimento do desenho com ponto alinhavo e depois voltar com o ponto cheio por cima. Dessa forma o desenho fica com mais relevo.

Créditos:arteartesanatoemimos.blogspot.com.br

Cuide para que as laterais do desenho fique perfeita e jamais faça pontos longos para não deixar a imagem fora do lugar. É possível fazer com uma única linha com com linha dupla na agulha.

Imagens de trabalhos feito com bordado ponto cheio

Créditos:qualquermotivo.blog.uol.com.br

Créditos:revistaantigaportuguesa.blogspot.com

Créditos:lurdinhartes.blogspot.com

Vídeo sobre Bordado

Veja um vídeo sobre a importância do Bordado no nordeste brasileiro.

Aproveite para conhecer ainda: Como fazer porta jóias de jornal.

Categoria: Artesanato


Comments are closed.