Alimentos orgânicos: vantagens e desvantagens

Alimentos orgânicos: vantagens e desvantagens

A preocupação com a alimentação é algo que deve ser levado em consideração no cotidiano, principalmente para buscar uma vida saudável e também para tentar evitar um pouco do consumo de aditivos e produtos químicos que estão presentes em quase todos os tipos de alimentos que consumimos. A melhor proposta para atingir esse objetivo é partir para os alimentos orgânicos. Têm dúvida sobre as vantagens e desvantagens desses produtos? Veja aqui algumas dicas e informações sobre os alimentos orgânicos.

Alimentos orgânicos

 Os produtos orgânicos passaram a ter uma produção maior e agora é mais fácil encontrar em qualquer supermercado.  Os preços costumam ser um pouco maior do que os produtos produzidos com agrotóxicos. O valor diferenciado se justifica, devido à plantação e o cuidado do produtor com o seu produto ser maior.  

Quem opta por comprar alimentos orgânicos, pode contar com uma grande variedade de produtos, não só os vegetais “in natura”. Hoje em dia temos no mercado produtos como chocolate, vinhos, carnes, ovos, arroz, feijão entre outros produtos que passam por um processo diferenciado de processamento, sendo considerado orgânico.

Uma vantagem desse produto é que ele vai oferecer muito mais sabor do que os tradicionais. Esses produtos também oferecem maior vantagem nutricional, pois a perca de nutrientes e vitaminas tende a ser menor. Alguns produtos podem inclusive apresentar maior tempo de vida e apresentar uma quantidade maior de vitaminas.

Consumo de produtos orgânicos

Os produtos nem sempre vão apresentar a mesma característica dos produtos comuns, geralmente eles podem ser menores, isso porque o crescimento do vegetal ocorre de forma natural.

O produto também costuma apresentar menos brilho e uniformização, pois geralmente esse tipo de característica é atingido quando os alimentos passam por um processo de aplicação de corantes e ceras. Antes de comprar um produto se certifique que ele é realmente orgânico.

Os produtos que passam a ser reconhecido como orgânico, devem receber um selo que garante essa qualidade e procedência dos produtos.

Os cuidados com os produtos orgânicos devem iniciar desde os processos e escolha da produção, até a entrega do produto final. Outro fator importante é que esses produtores devem ter o cuidado com a biodiversidade dos ecossistemas natural, tomando alguns cuidados ao escolher o lugar certo para a sua plantação.

Todas as preocupações de um produto de alimento orgânico acabam sendo expresso no valor final do produto. Porém se você busca uma forma de vida natural esse pode ser o melhor caminho a seguir.(Leia também algumas Regras para uma alimentação saudável).

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *